Você está aqui

Um aplicativo inclusivo, criado por dois jovens gaúchos, conquistou o primeiro lugar na Expo Nacional MILSET Brasil 2025, uma das principais feiras de produção científica do país. Alunos do curso de Aprendizagem Técnica em Internet das Coisas do Senai-RS, Sandro Gonçalves Júnior e João Vitor de Oliveira, chamaram a atenção do público e dos jurados na competição, realizada de 11 a 15 de maio em Fortaleza (CE), ao apresentar o projeto Libras Connect. A iniciativa é uma solução tecnológica inovadora voltada à educação de pessoas surdas no Brasil e foi apresentada na categoria Ciências Exatas e da Terra. Os estudantes também ganharam credenciamento para participar da Feira Expo Ciências Nacional do México.

Orientados por Alexandre de Paula e Fernando de Aguiar, os jovens do Centro de Formação Profissional Senai Plínio Gilberto Kroeff, em São Leopoldo, conquistaram a primeira colocação na categoria com o projeto Libras Connect: ferramenta educacional para apoiar a educação de pessoas surdas. A iniciativa busca solucionar desafios da educação de surdos no Brasil por meio de um aplicativo que integra a transcrição automática da fala do professor em texto e a tradução desse conteúdo para Libras, com a exibição de imagens e sinais correspondentes. O aplicativo é projetado para funcionar em smartphones e computadores, proporcionando uma interface intuitiva e fácil de usar tanto para professores quanto para alunos surdos.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
O projeto Smart Totem: totem de triagem autônomo para otimizar o atendimento do SUS, de Arthur Maycá da Silva, conquistou o segundo lugar na categoria Saúde, além do credenciamento para a Feira Expo Ciências Nacional do Chile. Também desenvolvido no Senai São Leopoldo, o Smart Totem é um dispositivo inteligente para triagem de pacientes. Ele permite a identificação e a seleção de forma autônoma, simples e intuitiva, por meio de sensores IoT integrados. Ao final da triagem, o totem gera um relatório para o médico contendo todas as informações necessárias para o atendimento, além de definir a prioridade do paciente.

Também voltado à saúde e inclusão, o projeto CopiBot: cão-guia robô de baixo custo para pessoas com deficiência visual, do aluno Brayan Theilor de Camargo, também participou do evento. O projeto desenvolveu um cão-guia robô de baixo custo para auxiliar pessoas com deficiência visual.

As participações dos alunos do Senai-RS em eventos e feiras científicas fazem parte dos esforços do Sistema FIERGS na promoção da inovação e retenção de talentos. Sob a liderança do presidente Claudio Bier, a iniciativa reforça o compromisso com a formação de jovens e com a conexão entre educação, tecnologia e setor produtivo.

SOBRE A EXPO NACIONAL MILSET BRASIL 2025
O evento busca incentivar e valorizar a produção científica em todas as etapas do ensino, fortalecendo a metodologia como base para o aprendizado e a inovação. Além disso, visa fomentar o intercâmbio cultural e científico entre participantes de diferentes estados e países, ampliando perspectivas, compartilhando conhecimento e gerando impacto positivo no desenvolvimento social e econômico. Com uma programação diversificada, que inclui fóruns, concursos e mostras, promove a interação entre instituições de ensino, a comunidade produtiva e a sociedade em geral.

Publicado sexta-feira, 16 de Maio de 2025 - 16h16
Fale Conosco!