Você está aqui

Hospitais podem solicitar manutenção de respiradores ao Senai

A iniciativa que uniu o Serviço Nacional  de Aprendizagem Industrial  (Senai) e grandes indústrias para realizar a manutenção de respiradores mecânicos atualmente sem uso já está concretizada no Rio Grande do Sul. Além do sete aparelhos que já estão sendo reparados no laboratório da GM em Gravataí, o Senai colocou em seu site uma plataforma para que instituições de saúde possam solicitar a manutenção de respiradores. A partir daí, o próprio Senai irá buscar os respiradores e os levará para o conserto, na GM.

No Rio Grande do Sul, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, sediado em São Leopoldo, conduz a ação, juntamente com a General Motors, onde está montada a oficina para a recuperação dos aparelhos. “Estamos buscando respiradores na rede de saúde, articulados com outras importantes iniciativas regionais como o Pacto Alegre (Brothers in Arms), Instituto Cultural Floresta e atores do governo”, explica o gerente do Instituto Senai, Victor Gomes. O Senai Gravataí, Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica e Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia também participam da ação. “A capilaridade da rede Senai permite essa proximidade da indústria. Esta semana alguns equipamentos do Senai de Gravataí já foram instalados no laboratório da GM”, destacou.

A rede voluntária conta com 25 pontos para receber os equipamentos no Brasil, dos quais dez são unidades do Senai e 15 estão em plantas das seguintes empresas: ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Jaguar Land Rover, Renault, Scania, Toyota e Vale. Além do RS, os outros 12 Estados são Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte , Santa Catarina e São Paulo.

Veja aqui todas as matérias e ações da FIERGS sobre o novo coronavírus.

Publicado segunda-feira, 6 de Abril de 2020 - 17h17