Você está aqui

Alunos do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial vivenciarem o funcionamento de uma indústria calçadista na prática. A experiência foi proporcionada durante a 43ª Fimec, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, entre 26 e 28 de fevereiro. Eles foram os responsáveis pela produção de cerca de 750 pares de calçado nesses três dias. Desde a idealização do produto, todo o processo foi realizado por profissionais e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), envolvidos com o trabalho por quase um ano. “É uma oportunidade muito importante para a minha formação estar aqui na Fábrica Conceito, dentro da Fimec, com pessoas de outros Estados e até países observando meu desempenho profissional e todo o conhecimento que recebi do Senai até aqui”, comentou o aluno do curso de Confecção de Calçados, Jonas Guilherme Tavares, um dos “funcionários” da fábrica.

Todas as etapas do projeto foram realizadas nas estruturas físicas de quatro institutos Senai e estão disponíveis para as indústrias do segmento, por meio de cursos de preparação de profissionais e de seus serviços, que incluem pesquisa, desenvolvimento e inovação, consultoria em tecnologia e serviços laboratoriais. O Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial foi responsável por grande parte dos processos, incluindo a concepção do produto. O de Inovação em Engenharia de Polímeros realizou a seleção de matéria-prima e injeção dos solados. O de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica criou as matrizes utilizadas na produção da sola e o de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente desenvolveu uma napa de couro para o calçado, além de realizar a análise de qualidade do material.

A iniciativa também teve o objetivo de destacar o Senai como um fornecedor completo de soluções para a cadeia calçadista por meio de seus institutos. “O Brasil é um protagonista do calçado há muito tempo e o Senai é participante desta história. No setor calçadista, a instituição participou formando o nossos técnicos e tornando perene a participação gaúcha no mercado mundial”, declara o presidente da Fenac, Márcio Jung.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 1 de Março de 2019 - 14h14