Você está aqui

Com oficinas, palestras e demonstrações técnicas, o primeiro dia do Mundo Senai 2025 transformou a unidade do Senai-RS de São Leopoldo em um ambiente de aprendizado, troca de experiências e aproximação com a comunidade. O evento, que ocorre até sábado (7) em todo o país, tem como objetivo apresentar à sociedade as oportunidades de carreira, aliadas a inovação e tecnologia industrial, destacando a contribuição da instituição na qualificação profissional de jovens e adultos. No Rio Grande do Sul, há atividades em 37 unidades do Senai-RS, em 36 cidades. A programação completa pode ser acessada no link bit.ly/MundoSenaiRS2025.

A programação é gratuita, e inclui oficinas práticas nos laboratórios de Mecatrônica, Automação, Eletrônica, Eletricidade, Mecânica e Desenvolvimento de Sistemas, além de palestras sobre o mundo do trabalho e as tendências da indústria avançada. Segundo o gerente de operações do Senai São Leopoldo, Sandro Bernieri, a proposta é conectar a educação técnica à realidade da indústria local. “Abrimos as portas da nossa unidade educacional para a sociedade, recebendo também as indústrias e outras instituições, para que todo o ecossistema de educação profissional possa convergir com a sociedade. A nossa expectativa é de 2 mil visitantes nesta edição”, afirma Bernieri.

A instrutora de educação profissional do Senai São Leopoldo e interlocutora do Mundo Senai 2025, Débora Pedrozo, destaca a importância de proporcionar uma vivência prática e inspiradora aos jovens estudantes da região. “É a oportunidade que temos de mostrar aos jovens que a indústria está mais próxima do que imaginam. E de forma muito divertida e prazerosa, aproximando oportunidades de emprego, cadastro de currículos e a apresentação de como são desenvolvidas as atividades em oficinas e palestras. Todo mundo sai ganhando, inclusive a comunidade.”, diz a instrutora.

No Centro de Formação Profissional Senai Lindolfo Collor, o evento também conta com a participação de 19 indústrias parceiras, oferecendo informações sobre o setor e oportunidades de carreira. “As indústrias têm muito interesse nos alunos e em pessoas para ingressarem no setor. O Mundo Senai é o espaço ideal para fortalecer essa aproximação, alinhado às demandas das indústrias”, ressalta a agente de relações com o mercado da unidade, Katiéle Vargas.

Para os educadores, o evento também é uma oportunidade de integração entre áreas técnicas. O professor Cássio Azevedo, que atua nas áreas de automação, mecatrônica e desenvolvimento de sistemas, vê no evento uma chance de ampliar a visão sobre os projetos educacionais. “Quando vemos essa prática de sala de aula na vitrine, conseguimos ter uma visão mais completa do serviço do colega. Até a integração entre as áreas fica mais fácil de planejar”, conta o educador.

O entusiasmo está presente entre os alunos. Para Maria Eduarda dos Santos, de 16 anos, do curso técnico em Mecânica, participar do Mundo Senai como equipe de apoio foi uma experiência marcante. “Antes eu só conhecia o Senai como visitante. Agora estou mostrando para outros jovens o lugar onde estudo. É legal, muito divertido conhecer adolescentes novos, ver o que eles acham de tudo isso, ver a experiência deles aqui. Eles olham e ficam impressionados com as coisas, com os robôs, com os pavilhões”, afirma a estudante.

Já Julia Rodrigues, de 16 anos e aluna do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, acredita que o evento pode inspirar novos caminhos. “É muito importante os jovens verem o que a gente faz aqui dentro e se interessarem por essa área da indústria.”

Publicado quinta-feira, 5 de Junho de 2025 - 16h16
Fale Conosco!