Você está aqui

Novo ciclo da Chamada IoT – Eficiência Industrial tem 11 aprovados

A chamada IoT – Eficiência Industrial, iniciativa do Senai e BNDES, por meio do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, com sede em São Leopoldo, teve mais 11 propostas aprovadas em seu segundo ciclo. O edital tem como objetivo promover o desenvolvimento de  tecnologias IoT em produtos e processos, para aumentar a eficiência e competitividade da indústria nacional, por meio da realização de projetos cooperativos para desenvolvimento tecnológico e da difusão de tecnologias digitais.  

A chamada recebeu um total de 56 propostas de projeto de empresas de todo o Brasil. Neste ciclo, 11 foram aprovadas em três categorias: To Go – aplicação de tecnologias IoT para demandas transversais, previamente estruturadas pelo Instituto (três); On demand - desenvolvimento de demanda específica de uma empresa, em uma das áreas temáticas descritas no edital (sete), e Alliance - projeto específico, a ser desenvolvido por duas ou mais empresas em uma das áreas temáticas do edital (um). As empresas contempladas são Master Sistemas Automotivos – Randon (RS), Alltech maquinas e equipamentos Ltda (RS), Abatech Tecnologia da Informação Indústria e Serviços Ltda (CE), Taggen Sistemas de Informação Ltda (SP), Brunning Tecnometal Ltda (RS), Sii Smart (Sii Indústria e Tecnologia Ltda (MG), Máquinas Sazi Ltda (RS), Neural Serviços Ltda (SC), Exatron Indústria Eletrônica Ltda (RS), Smarttech Automação e Sistemas Ltda (RJ) e JC Bezerra de Andrade Serviços de Informática (RS). Com início previsto para fevereiro, os projetos serão desenvolvidos em 12 meses.

O estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil, realizado pelo BNDES em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), aponta a tecnologia como estratégica para o país. De acordo com o trabalho, até 2025, o impacto potencial no Brasil do uso de IoT é de US$ 50 bilhões a US$ 200 bilhões por ano. A avaliação é que a tecnologia é capaz de produzir mais efeitos positivos do que a robótica avançada, as tecnologias cloud e a internet móvel. 

A internet das coisas é uma tecnologia que conecta objetos físicos e virtuais e os permite processar dados, tornando-os inteligentes. O uso de IoT nas empresas vem ganhando espaço no Brasil e no mundo devido à evolução progressiva de recursos tecnológicos já disponíveis, que estão se tornando mais acessíveis.

Publicado quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2021 - 16h16