Você está aqui

Senai Lab abre espaço para crianças e jovens conhecerem o trabalho da indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está implantando em suas unidades o Senai Lab, um espaço maker que oportuniza aos alunos a experimentar e estimula a pensar de forma diferente. Idealizado pelo Departamento Nacional, o local tem ferramentas e tecnologias que facilitam a busca de soluções de problemas como impressora 3D, braços robóticos e equipamentos que buscam estimular o raciocínio lógico. Por meio do novo espaço, crianças e jovens estão conhecendo um pouco mais do trabalho da indústria. “O Senai Lab oferece os primeiros contatos com tecnologias industriais, mostrando como é bacana trabalhar nesta área”, ressalta o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein.

Até dezembro, todas as unidades do Senai-RS terão Senai Lab. Por enquanto, as unidades que têm o espaço funcionando são Porto Alegre, Caxias do Sul, Erechim, Garibaldi, Gravataí, Lajeado, Panambi, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Novo Hamburgo. 

Os novos espaços possibilitaram uma aproximação com escolas de ensino regular privadas e públicas apresentando ali um ambiente seguro que pode orientar crianças e jovens na busca de uma nova profissão. Neste sentido, algumas prefeituras fizeram convênio com o Senai para oferecer contraturno escolar para alunos do novo ano do Ensino Fundamental. Novo Hamburgo, por exemplo, tem 450 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino estão participando do Senai Lab – Trilhas de Aprendizagem.   Seis capacitações são oferecidas aos estudantes no Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial. Nas aulas, os estudantes podem operar máquinas e conhecer linguagem de programação, tendo contato com conceitos da indústria 4.0.  Cada aluno vai cursar três módulos, sendo que em comum todos farão o curso de preparação para o mundo do trabalho. Depois, para os alunos do 9° ano a formação será de instalações elétricas e eletrônicas. Já as turmas de aceleração e EJA cursarão tecnologia do calçado e tecnologia em logística.

Em Erechim, Panambi, Gravataí e Lajeado também há parcerias com as prefeituras e escolas. “O Senai Lab traz inúmeras possibilidades aos alunos, que ganham conhecimento para o futuro, às prefeituras, que podem oferecer contraturno de qualidade aos estudantes, e ao Senai que pode mostrar aos jovens novas oportunidades para o trabalho industrial”, ressalta Trein. 

Publicado quinta-feira, 12 de Maio de 2022 - 14h14