Você está aqui

Focado em apresentar a indústria como motor de ensino, o 15º Diálogos para o Futuro proporcionou, nesta terça-feira (10), que 52 estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), mais 11 alunos do Centro de Formação Medianeira, todos do Vale dos Sinos, se aproximassem de importantes players industriais da região, fomentando uma troca de experiências sobre os rumos atuais do mercado. O evento é uma iniciativa do Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), do Sesi-RS e do Senai-RS, e foi realizado na unidade Senai de São Leopoldo.

No painel O Futuro que Aprende: Como Crescer em um Mundo em Constante Mudança, a psicóloga e especialista em flexibilidade emocional, Jaqueline Mânica, falou sobre a importância da educação e como isso pode ser o diferencial em um mercado que muda rapidamente, ainda mais com o advento da inteligência artificial. “Ninguém, e nenhum robô, tem acesso ao que aprendemos. Esse é o ‘pulo do gato’, porém é necessário que o mercado seja atrativo. Então, cabe ao aluno se dedicar ao conhecimento, mas a empresa também precisa entender o tempo em que vivemos”, disse. “Tudo muda muito rápido. Uma mudança que levaria muitos anos, agora acontece em cinco. O que estamos fazendo hoje pode ser irrelevante amanhã. Devemos levantar a cabeça e seguir em frente”, afirmou, ressaltando a importância de competências como liderança, inteligência social e emocional para a rotina de trabalho em uma indústria.

Em seguida, a gerente de recursos humanos da Stihl, Fernanda Dalmaso, comandou a palestra Indústrias que se Tornaram Escolas, apresentando cases em que a empresa formou seus próprios prodígios. “Acreditamos que essa aproximação com Sesi, Senai e IEL estimula esse processo de formação e preparação, auxiliando o jovem em um momento de descoberta e busca pelo futuro. Nós precisaremos deles, e os jovens buscarão colocação no mercado. Todos ganham” destacou.

Para Wesley Roubuste, 18 anos, estudante da Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan, em São Leopoldo, a busca por conhecimento está na sua essência, e a troca de experiências com profissionais do ramo industrial proporcionada pelo evento é de extrema importância para uma melhor inserção no mercado de trabalho. “É um momento de muitas dúvidas e incertezas na nossa vida. Então, ouvir essas pessoas que estão introduzidas no mercado e que já possuem conhecimento para mostrar a quem está entrando, tranquiliza o nervosismo que envolve toda a nossa busca por colocação”, disse

“O Diálogos para o Futuro surge de uma necessidade de conversar. Dialogar sobre os futuros profissionais que estão sendo formados, com intuito de provocar reflexões sobre seu comportamento no mercado e o que esses jovens esperam do futuro da indústria gaúcha”, concluiu a gerente técnica do IEL-RS, Bruna Hermes.

Encerrando o evento, foi feita uma atividade prática entre estudantes e profissionais da indústria, mediada pelo bolsista do Inova Talentos no IEL-RS, Rafael Körbes, com foco no diálogo entre as gerações e na inovação no ambiente de trabalho.

Publicado Terça-feira, 10 de Junho de 2025 - 16h16
Fale Conosco!