Em seguida, a gerente de recursos humanos da Stihl, Fernanda Dalmaso, comandou a palestra Indústrias que se Tornaram Escolas, apresentando cases em que a empresa formou seus próprios prodígios. “Acreditamos que essa aproximação com Sesi, Senai e IEL estimula esse processo de formação e preparação, auxiliando o jovem em um momento de descoberta e busca pelo futuro. Nós precisaremos deles, e os jovens buscarão colocação no mercado. Todos ganham” destacou.
Para Wesley Roubuste, 18 anos, estudante da Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan, em São Leopoldo, a busca por conhecimento está na sua essência, e a troca de experiências com profissionais do ramo industrial proporcionada pelo evento é de extrema importância para uma melhor inserção no mercado de trabalho. “É um momento de muitas dúvidas e incertezas na nossa vida. Então, ouvir essas pessoas que estão introduzidas no mercado e que já possuem conhecimento para mostrar a quem está entrando, tranquiliza o nervosismo que envolve toda a nossa busca por colocação”, disse
“O Diálogos para o Futuro surge de uma necessidade de conversar. Dialogar sobre os futuros profissionais que estão sendo formados, com intuito de provocar reflexões sobre seu comportamento no mercado e o que esses jovens esperam do futuro da indústria gaúcha”, concluiu a gerente técnica do IEL-RS, Bruna Hermes.
Encerrando o evento, foi feita uma atividade prática entre estudantes e profissionais da indústria, mediada pelo bolsista do Inova Talentos no IEL-RS, Rafael Körbes, com foco no diálogo entre as gerações e na inovação no ambiente de trabalho.