Você está aqui

Após imersão em um ambiente repleto de ideias inovadoras, o Startup Weekend Porto Alegre teve seus vencedores escolhidos, no último domingo (1º). O evento, realizado pela Techstars em parceria com o Sistema FIERGS, premiou iniciativas que apresentaram projetos nas áreas de segurança no trabalho, gestão de pessoas e otimização de tarefas cotidianas. 
A primeira colocação ficou com a equipe Lookia e o seu guarda-roupa virtual. Uma plataforma que descomplica a rotina da escolha de roupas e economiza o tempo gasto nessa tarefa, além de possibilitar compartilhamentos, trocas e vendas embarcadas. No segundo lugar, a Syncpeople, equipe da aluna Ágatha Hegenbart, da Escola Sesi-RS de Ensino Médio de Gravataí, idealizou um sistema que centraliza ferramentas e processos para uma gestão ágil, eficiente e acolhedora para os colaboradores das empresas.

Por fim, com o bronze, a Segurança por Visão Computacional (SVC) é uma ferramenta que, com apoio de inteligência artificial, controla o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e disponibiliza dispositivos de aviso em tempo real, quando houver detecção uso inadequado. O projeto contou com a participação dos estudantes da unidade Senai-RS de São Leopoldo Arthur Maycá, Alan dos Santos e Sandro Gonçalves Júnior; e do aluno da Escola Sesi-RS de Gravataí Richarlysson Basso.

“Mais do que contribuir para uma entrega de alto valor ao ecossistema de inovação gaúcho, vimos momentos intensos de aprendizado, conexão e propósito. Foi inspirador ver pessoas tão diversas desenvolvendo negócios incríveis, muitos com foco na indústria, e acompanhar de perto o protagonismo dos alunos do Sesi e Senai, que trabalharam com garra e dedicação em cada entrega”, destacou a especialista do IEL-RS, Mônica Bortoli.

O pitch final contou com a participação do coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) e diretor da FIERGS, Marcus Coester, e do gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS, Victor Gomes. 

As estudantes Carolina Gonçalves, Caroline Steigleder, Larissa Farias e Mariane Teixeira, da Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan, de São Leopoldo, ficaram com a menção honrosa da competição.

A ideia vencedora recebeu ingressos para o Gramado Summit 2025, que ocorre entre os dias 4 e 6 de junho. Além disso, todos os que subiram ao pódio estão garantidos na SecOps Summit 2026 e passarão por diversas formações para a consolidação dos trabalhos elaborados durante o final de semana. A atividade também possibilitou que 50 alunos de Sesi-RS e do Senai-RS elaborassem soluções para desafios reais da indústria.

1º Lugar: Lookia
Clarissa Marchisio
Cleber Rigo
Daiana Araújo
Danielle Porciuncula
Eduardo Tebaldi
Lavínia Arbarello
Larissa Souza
Rita Escouto

2º Lugar: Syncpeople
Ágatha Hegenbart
Fernanda Capeletti
Felipe Scheffer
Gustavo Alves
Karolina Vargas
Maria Pontes
Michelle Fonseca
Oscar Zimelli

3º Lugar: Segurança por Visão Computacional (SVC)
Arthur Maycá 
Alan dos Santos
Derek Dias
João Schneider
Otávio Fabrin
Richarlysson Basso
Sandro Gonçalves Júnior
Vinícius Kirsten

Publicado segunda-feira, 2 de Junho de 2025 - 17h17
Fale Conosco!