“Ao conectar o Senai, o Cedra e a Embrapa, criamos uma ponte entre a excelência da pesquisa agropecuária e a capacidade da indústria de transformar conhecimento em inovação. Essa cooperação amplia o acesso das pequenas e médias agroindústrias a tecnologias de ponta e abre novas oportunidades para empresas que desenvolvem soluções para um dos setores mais relevantes da economia brasileira”, diz.
Silvia salienta que a cooperação fortalece a conexão entre pesquisa, indústria e produtores, tornando mais ágil a chegada de novas tecnologias ao campo. "Ao mesmo tempo em que levamos conhecimento para a indústria, também ouvimos as demandas da agricultura para desenvolver soluções cada vez mais aderentes às necessidades do setor. É uma aproximação muito oportuna entre o setor público e o setor privado", ressalta.
Segundo o coordenador do Cedra, Victor Gomes, a parceria permitirá compreender de forma mais profunda as necessidades do campo e acelerar o desenvolvimento de tecnologias alinhadas aos desafios do setor. "Trabalhar com a Embrapa significa entender exatamente o que pequenos e médios produtores precisam para aumentar produtividade, eficiência e sustentabilidade. Essa aproximação fortalece as empresas que desenvolvem tecnologia, permitindo criar soluções mais aderentes às demandas do campo, tanto para desafios atuais quanto para inovações capazes de transformar mercados e gerar valor para toda a cadeia produtiva", explica.
CONHEÇA O CEDRA
O Centro de Competência em Agricultura Digital (CEDRA) é fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Sistema FIERGS com o objetivo de investir no desenvolvimento de novas tecnologias (deep techs) e competências com foco em agricultura digital. Desde 2024, as operações do centro funcionam junto ao Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, em São Leopoldo.



