MILHÕES EM INVESTIMENTOS
Um dos destaques da nova estrutura é o laboratório de comunicação móvel com tecnologia 5G, estruturado em parceria com a Huawei, com investimentos que, somados aos de outros fabricantes, ultrapassam R$ 2,5 milhões. A empresa investiu em equipamentos de ponta e esteve presente no evento com representantes e especialistas. O diretor regional Sul da Huawei, Carlos Maran, elogiou a organização do espaço. “É um ambiente altamente preparado para a formação de profissionais que vão atuar com a infraestrutura de conectividade da nova geração. Essa entrega representa um passo importante para o desenvolvimento da região”, apontou.
Já o líder técnico regional da Huawei, Leandro Linton, reforçou que a parceria com o Senai-RS permitirá a formação de técnicos de campo habilitados para atuar em diversas frentes. “Tudo começa com a educação. E o Senai está pronto para liderar essa capacitação no Sul”, disse. Além da Huawei, participaram do evento empresas como Parks, Precision Solutions, Fibersul, Datacom, entre outras. Thiago Meirelles, diretor comercial da Parks, celebrou a parceria com o Senai-RS. “É um orgulho fazer parte da formação de novos profissionais e da qualificação da indústria”, declarou.
Os novos laboratórios serão utilizados em todos os níveis de ensino oferecidos pelo Senai-RS, da aprendizagem profissional à pós-graduação, e estão equipados para simular ambientes reais de operação, da comunicação de longa distância até a chamada “última milha”, que atende o cliente final, com a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network).
Para a aluna Ana Luiza Demétrio, de 17 anos, que integra o curso técnico de telecomunicações, a vivência prática nos novos laboratórios representa uma oportunidade concreta de crescimento. “Eu tô muito ansiosa para começar a usar os laboratórios. Quero aprender cada vez mais, entender a configuração desses equipamentos, o funcionamento da rede”, afirmou a estudante, que também destacou a participação ativa dos alunos em acompanhar a construção dos laboratórios.
Já Vágner Menegotto, instrutor do curso técnico em telecomunicações, reforçou a importância da infraestrutura no processo formativo. “Os laboratórios são uma grande conquista, tanto para nós do Senai-RS quanto para empresas que buscam profissionais qualificados. Aqui no laboratório nós conseguimos implementar de forma prática o que o técnico vai encontrar em campo”, enfatizou.