Plataforma de visão computacional

Confira como a Ponfac, em parceria com o SENAI, desenvolveu um sistema capaz de monitorar ambientes em tempo real através de visão e inteligência artificial.

O PROJETO

A PONFAC é referência mundial e possui tecnologia pioneira no Brasil. Desde 1997, a empresa oferece soluções completas em sistemas para inspeção visual automatizada (visão computacional) para indústria, varejo e cidades inteligentes. A tecnologia Ponfac de processamento de imagens vem sendo continuamente desenvolvida e aprimorada com o intuito de detectar as mais diversas características do processo sob inspeção.

Para apoiá-la na busca de novas soluções, a Ponfac procurou a parceria do SENAI. A proposta do projeto visava desenvolver um sistema de controle automatizado de ambientes em tempo real através de visão e inteligência artificial com a finalidade de identificar o uso ou não de EPIs necessários, como máscaras nas faces analisadas, e a medição da temperatura corporal sem contato. O objetivo era garantir o controle do acesso e do distanciamento necessário entre indivíduos no local.

Através dessa plataforma exclusiva de hardware, que integra sensores infravermelhos e câmeras como Line Scan, Area Scan, Câmeras 3D e iluminação especial, com software Ponfac embarcado, inúmeras aplicações e funcionalidades de visão computacional puderam ser incorporadas na mesma unidade, possibilitando a utilização em rede (diversas câmeras) ou stand alone.

Algumas aplicações industriais:

  • Ponfac Count: Sistema de visão para contagem, classificação e conferência de itens (para indústria, varejo e logística).
  • Ponfac Inspector: Sistema de visão para verificação de não conformidades, como presença ou ausência de elementos ou características.
  • XThermal: Sistema para medição de temperatura corporal através de câmera e alarme de temperatura anormal automático.

O RESULTADO

O protótipo desenvolvido encontra-se em fase de validação final. Sua disponibilização ao mercado, prevista para o último trimestre de 2021, possibilitará a automação de processos, o controle de qualidade e a garantia de mais segurança em ambientes com grande público.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.

Outros cases

16/06/2019
Desenvolvimento de coleção destinada ao segmento de alta decoração.
Móveis Delucci - Mesa Quadra-senai
11/08/2020
Criação de novos modelos de cadeira e mesa para complementar a linha atual e atingir os mercados de móveis cor...
luxion-iluminacao_de_ambientes_hospitalares
23/09/2020
Desenvolvimento de lâmpada para ambientes hospitalares que mantém as mesmas propriedades benéficas que a ilumi...