Você está aqui

Neutralização de compostos fétidos gerados nas atividades industriais e agropecuárias

Conheça o neutralizador de odores que a American Nutrients desenvolveu junto com o SENAI para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem próximas a zonas industriais alimentícias, plantas frigoríficas, curtumes, entre outros.

O PROJETO

Empresas de diversos setores geram maus odores em suas linhas de produção e/ou em suas estações de tratamento de efluentes. É o caso, por exemplo, de fábricas de rações, frigoríficos, aviários e curtumes que acabam causando mal-estar aos colaboradores e à vizinhança por conta da emissão de maus odores.

Uma das exigências dos órgãos ambientais citadas nas licenças ambientais (Licença de Operação) das atividades industriais é a de que as empresas não devem emitir substâncias odoríferas na atmosfera em quantidades que possam ser perceptíveis fora dos limites de sua propriedade. Além disso, a ANVISA, por meio do Artigo 4 do Decreto de lei 3.029 de 16 de abril de 1999, busca regulamentar, controlar e fiscalizar produtos e serviços que incluem riscos à saúde pública.

Visando garantir a qualidade do ar nas áreas e arredores das instalações industriais e agropecuárias, proporcionando bem-estar aos colaboradores e à vizinhança, a American Nutrients procurou o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente em busca do desenvolvimento de um produto com alta capacidade de neutralização de emissões atmosféricas causadoras de maus odores no ambiente industrial.

O produto inovador, desenvolvido em base água e base óleo, é uma eficiente alternativa para garantir o cumprimento de exigências dos órgãos reguladores de emissões atmosféricas industriais com forte odor. Os benefícios do Viver Bem Ambiental consistem na melhoria da qualidade do ar, sendo uma eficiente alternativa ambiental para eliminação de maus odores.

A aplicação do produto não vai mascarar os maus odores, mas, sim, neutralizá-los imediatamente após a aplicação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população e, também, dos colaboradores que exercem atividades em locais que geram maus odores.

O RESULTADO

O resultado foi o desenvolvimento do Viver Bem Ambiental: mais que produto inovador, um benefício social, ambiental e legal. Para neutralizar odores, o produto utiliza uma molécula inovadora e cumpre todas as exigências legais para que as empresas atendam às condições e restrições das licenças ambientais. O maior benefício é a melhoria da qualidade de vida da população no entorno das unidades geradoras de maus odores.

Com o lançamento do produto, a American Nutrients, que já possuía know-how no desenvolvimento de neutralizadores de odores para serem utilizados em ambientes internos como cozinha, banheiros, objetos, mãos, corpo e cabelos, tornou-se a primeira empresa a ofertar uma solução inovadora capaz de garantir a neutralização de odores fétidos em grandes ambientes e no seu entorno.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.

Outros cases

20/06/2018
A empresa Jackwall, de Gravataí/RS atua no mercado de artefatos para instalações de gás atendendo todo o país...
28/09/2021
Um sistema capaz de garantir mais visibilidade da produtividade e mais segurança para pessoas e processos em a...
07/10/2019
A Pontual Tecnologia em Manufatura, buscando ampliar sua atuação no mercado, procurou o Instituto SENAI de Ino...