Você está aqui

Garantir a competitividade da empresa é a missão de todo gestor. Nesse contexto, a metodologia Six Sigma, também conhecida como Seis Sigma, ajuda a identificar o que é necessário para criar processos internos mais eficientes.

Nesse cenário, conhecer a ferramenta e suas potencialidades é fundamental para alcançar os resultados esperados pela companhia. Ficou curioso e quer entender melhor o que é a metodologia Six Sigma? Então, continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é a metodologia Six Sigma

Trata-se de um método que concede ferramentas às companhias para melhorar a capacidade de seus processos de negócios. Isso se dá pela elevação do desempenho e pela redução na variação dos processos que, por sua vez, concedem uma melhor qualidade das mercadorias e serviços.

Consequentemente, os lucros são aumentados e os funcionários também tendem a se sentir mais satisfeitos. Existem várias definições para a metodologia Six Sigma, no entanto todas têm algumas questões em comum. Acompanhe:

  • equipes mais motivadas com o resultado final de suas entregas e com a empresa;
  • pessoas-chave são treinadas para o “pensamento estatístico”, sendo capazes de gerenciar projetos de maneira mais eficiente e otimizar os recursos da companhia. Essas pessoas são chamadas de “Black Belts”;
  • foco no método DMAIC para a solução de questões organizacionais: definir, medir, analisar, melhorar e controlar;
  • um ambiente de administração que apoia essas ações como uma estratégia de negócios.

Assim, quando voltado para a qualidade, o Six Sigma tem como objetivo diminuir a variação dos processos, tornando-os padronizados e afastando as não conformidades. Logo, a metodologia é utilizada para diminuir as perdas e a variabilidade nos processos industriais e no nível dos itens produzidos, ou seja, tem como objetivo melhorar a qualidade geral da companhia.

Nesse sentido, a metodologia encoraja a empresa a fazer a adoção de ações efetivas e mensuráveis, melhorando a satisfação dos seus consumidores finais. Para tanto, envolve as pessoas que fazem parte dela.

As 7 principais vantagens da Six Sigma

Até aqui você já percebeu que a metodologia Six Sigma é feita para otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir despesas. No entanto, ela vai além, já que é possível usufruir de outros benefícios para a corporação. Veja a seguir!

1. Padronização de processos

Um dos maiores benefícios da metodologia Six Sigma é que ela possibilita uma visão altamente apurada para os processos realizados na companhia. Dessa forma, passa a ser possível documentar os processos de forma padrão, o que torna a rotina na empresa mais fácil e, ao mesmo tempo, evita falhas na produção.

2. Elevação do nível de qualidade

Com a melhoria dos processos internos, a qualidade dos produtos é elevada, o que gera menos custos com refação e troca de mercadorias, além de aumentar a satisfação do cliente. Assim, não é à toa que o Seis Sigma é associado às ferramentas de Qualidade Total.

3. Aumento da retenção de clientes

Com produtos de qualidade, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos com os itens adquiridos ou com os serviços da empresa. Isso aumenta as chances de fidelização e, até mesmo, que eles indiquem sua empresa para outros clientes.

4. Redução do desperdício de tempo e de recursos

Ao melhorar os processos da companhia, todos os setores da empresa se movimentam. Isso faz com que sejam evitados desperdícios de tempo e também de outros recursos, sendo esses ativos muito preciosos para qualquer companhia que deseja se manter competitiva no mercado.

5. Diminuição de custos da empresa

Como já abordamos ao longo desta leitura, com a melhoria dos processos internos é possível reduzir as questões que impedem o perfeito funcionamento da companhia e também as não conformidades. Isso faz com que todo o caminho produtivo siga de forma programada. Dessa forma, a empresa pode usufruir de menos desperdícios, menos atrasos e menos custos.

6. Engajamento das equipes de trabalho

A metodologia Six Sigma requer um conhecimento aprofundado de cada processo que faz parte das rotinas dos setores de uma empresa. Nesse sentido, é exigido que as equipes de trabalho estejam próximas para trocar o máximo de conhecimento.

O engajamento possibilita a formação de novas ideias, que podem dar origem a novos processos de melhoria contínua, fazendo com que o engajamento seja elevado e o compartilhamento de dados possa ser realizado de maneira natural.

7. Crescimento individual

A metodologia Seis Sigma e suas ferramentas também podem ser usadas para elevar o nível da sua própria carreira. Isso acontece porque, quando você tem um profundo conhecimento dessas ferramentas, passa a identificar com mais facilidade a necessidade do mercado e também de seus consumidores, fazendo com que os processos sejam otimizados. Além disso, você passa a avaliar de forma constante a eficiência dos processos, o que dá a oportunidade de aperfeiçoá-los sempre que possível.

As etapas da metodologia Six Sigma

A metodologia pode ser implantada em 5 passos. Veja a seguir!

Definir

Nessa etapa são determinadas as principais necessidades da companhia e os pontos mais relevantes para a qualidade dos processos que envolvem a corporação.

Mensurar

Fazer a medição e avaliação do desempenho desses processos.

Analisar

Mapear e estudar as informações apuradas, para que seja possível identificar as causas e a origem das questões nos processos e fazer a identificação de oportunidades, a fim de melhorar tais processos.

Melhorar

Utilizando a implantação de soluções, são realizadas otimizações dos processos, que podem ser corretivas e preventivas ao mesmo tempo.

Vale destacar que as preventivas têm como propósito minimizar as chances de que algo saia errado e possa comprometer as entregas.

Controlar

Monitorar os efeitos causados pelas soluções implementadas a curto, médio e longo prazo. Também é realizado o trabalho de controlar o desempenho dos processos e de apontar possíveis melhorias.

A relevância de contar com uma empresa especializada

A implantação do Six Sigma pode ser um tanto trabalhosa, já que será necessário mapear todos os processos, rever procedimentos e capacitar a equipe para as novas ações. Nesse cenário, contar com uma empresa especializada no assunto pode ser a melhor solução, já que ela tem todo o conhecimento necessário para coordenar as atividades.

Assim, fica evidente que a metodologia Six Sigma é ideal para o seu negócio otimizar recursos e aumentar a qualidade — fator indispensável para a companhia se manter competitiva no mercado. Além disso, as equipes passam a se sentir mais motivadas, favorecendo a produtividade e a qualidade das entregas individuais e em grupo.

Se você gostou deste artigo sobre Six Sigma, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 - 17h17

Deixe um Comentário

8 + 0 =