Você está aqui

Optar pela terceirização de serviços é uma forma de reduzir custos e alcançar eficiência. Com a Reforma Trabalhista, esse modelo foi simplificado. Tanto é que alcançou 22% da mão de obra formal em 2018 — com boas perspectivas de crescimento para os próximos anos.

A ideia da terceirização é transferir a responsabilidade de uma ou mais atividades para outra pessoa jurídica. A partir do momento da contratação deste tipo de serviço, profissionais especializados desenvolvem o processo e o entregam de acordo com o que foi contratado.

Atualmente, qualquer atividade pode passar pelo outsourcing, como também é chamado. Ainda assim, surgem dúvidas como, por exemplo, o que é a terceirização dos serviços na prática? Quais são seus benefícios? Como implementá-la? Esses são os questionamentos que vamos responder neste post. Confira!

Afinal, o que é terceirização de serviços?

outsourcing consiste na contratação de uma empresa especializada para realizar uma ou mais funções corporativas. Com isso, é repassada a responsabilidade de contratação e manutenção da relação jurídica com os trabalhadores que atuam naquele setor.

Para ser eficiente, é preciso que a terceirização envolva a contratação de profissionais especializados para desenvolver a atividade. O processo pode ser operacional ou uma atividade principal, o chamado core business.

Assim que a prestação desse serviço é firmada, o gerenciamento da atividade é feito pelo parceiro de negócios. Ele deve apenas cumprir as cláusulas contratuais e fazer as entregas dentro do prazo esperado.

Quais são os principais benefícios da terceirização de serviços?

A terceirização tem como uma de suas características a gestão voltada para a produtividade. A ideia é simplificar as atividades e garantir o bom desempenho do negócio, a fim de se destacar no mercado.

Ao mesmo tempo, é uma maneira de alcançar a excelência sem sobrecarregar a equipe interna. Com isso, é estabelecida uma relação de ganha-ganha, prezando pela agilidade, especialização e qualidade em diferentes processos.

Além desses aspectos, existem outros benefícios importantes conquistados com a terceirização dos serviços. Veja quais são eles a seguir!

Foco no core business e na estratégia corporativa

O mais comum é a terceirização de atividades operacionais, com a manutenção do controle dos processos estratégicos. Essa é uma maneira de a empresa assegurar seu crescimento sustentável, ao mesmo tempo em que deixa de se preocupar com atividades secundárias, como calibração.

Com essa atuação, fica mais fácil pensar na personalização dos produtos na indústria, enquanto faz ensaios com equipes especializadas ou consultorias tecnológicas, que ajudam a conquistar competitividade. Isso acontece porque os gestores mantêm sua atenção na estratégia organizacional. Assim, aprimoram a gestão e o alcance dos objetivos traçados.

Apoio de especialistas em todas as etapas da operação

Profissionais experientes e especializados garantem a qualidade dos processos executados. Eles são responsáveis pela realização das atividades e têm know-how específico, que atende às demandas internas do negócio. A equipe contratada também tem o dever de integrar novas soluções para atualizações do setor. Dessa maneira, são reduzidos os custos com capacitação interna e treinamentos.

Redução de custos operacionais

A empresa que opta por terceirizar seus serviços tem menos gastos com encargos e direitos trabalhistas. O parceiro de negócio será o responsável por esses custos. Com isso, há mais equilíbrio financeiro, já que a folha de pagamento pesará menos no orçamento.

Priorização de investimentos

As empresas contratadas para realizar os serviços terceirizados gerenciam toda a execução das funções, que abrange desde a coordenação das jornadas e escalas de trabalho até o controle de falta e horas extras, assim como a contratação de substitutos para o período de férias.

Estabelecimento de parcerias estratégicas

A terceirização de serviços envolve a realização de parcerias com fornecedores. Elas se tornam estratégicas, porque a parte contratada tem conhecimento, experiência e know-how no mercado. Com isso, agrega valor e fortalece a gestão. O resultado é o aumento da produtividade.

Junto a isso, ainda há a otimização do tempo de gestores e colaboradores, que focam apenas no que é necessário, e a capacidade de expandir a empresa de forma estruturada, a partir de uma condição favorável de crescimento e expansão do negócio.

Como terceirizar os serviços de uma empresa?

outsourcing de serviços é uma possibilidade para qualquer empresa. No entanto, é necessário fazer um processo bem-estruturado para garantir o sucesso esperado. Por esse motivo, é importante percorrer alguns passos no momento de implementar a terceirização. Acompanhe!

Avalie as necessidades do negócio

As demandas internas da sua empresa precisam ser identificadas para saber quais serviços serão terceirizados e se escolher essa alternativa é a melhor estratégia. Aqui, é necessário pensar sobre o resultado esperado e a preparação da sua companhia para realizar essa parceria.

Por exemplo, a necessidade da sua empresa é atuar com melhores frentes de tecnologia? Uma companhia que ofereça robótica avançada é uma opção. Converse com outros negócios que já passaram por esse processo — isso pode ajudar.

Pesquise sobre a empresa terceirizada

O prestador do serviço deve ser um parceiro estratégico. Por isso, é importante garantir que a qualidade do trabalho seja a melhor possível. Mais além, é necessário conferir se os objetivos de negócio estão alinhados aos da sua empresa. Ao verificar todos esses quesitos, é possível estabelecer um relacionamento de longo prazo.

Aproveite para conferir o histórico da empresa de terceirização, busque referências, tire todas as dúvidas e faça um estudo cuidadoso. Dessa forma, é possível tomar uma decisão mais consciente e que trará resultados positivos no futuro.

Escolha a melhor empresa terceirizada

A parceria estratégica requer profissionais capacitados, que ajudem a alcançar melhores resultados. Avalie o custo-benefício da relação para garantir a existência de profissionais qualificados, ferramentas apropriadas, treinamento constante e outros pontos positivos.

Especifique os objetivos 

A terceirização dos serviços precisa ter um objetivo bem claro. Especifique o que a prestadora deve cumprir e defina como o resultado será mensurado. Compartilhe suas metas, o perfil de profissional adequado para a função e o que será terceirizado para evitar imprevistos.

Faça um contrato de nível de serviço e monitore a terceirização

A definição de nível de serviço é importante para garantir que ambas as partes tenham direitos e deveres. No contrato devem estar especificados como os possíveis problemas serão resolvidos, em quanto tempo isso precisa ser feito, como será a comunicação entre as partes, quem será o responsável pelo contato, entre outras questões.

Depois de colocar o outsourcing na prática, monitore os resultados. Use indicadores para saber se as cláusulas contratuais estão sendo cumpridas e se os objetivos estratégicos estão sendo satisfatoriamente perseguidos. É normal ter que alinhar alguns pontos no começo, mas, com um contrato bem delimitado, é bem mais fácil atingir todos os benefícios dessa possibilidade.

A terceirização de serviços é uma oportunidade de melhorar a eficiência e a redução de custos no seu negócio. Basta fazer esse processo de forma estruturada para ter certeza de que as atividades serão executadas da maneira esperada.

E você, o que acha sobre a terceirização? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre a outros gestores por que vale a pena optar por esta estratégia.


Por Redator Senai
Terça-feira, 21 de Janeiro de 2020 - 15h15

Deixe um Comentário

4 + 4 =