Você está aqui

Senai participa da 44ª Fimec com várias atrações

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) estará na 44ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), que será realizada de 10 a 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo. Além da Fábrica Conceito, que terá a participação de 56 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Calçado e Logística Industrial, de Novo Hamburgo, haverá um espaço para apresentar as novidades dos institutos Senai de Inovação e Tecnologia.  

Uma das novidade é o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas, que tem como objetivo a melhoria da competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa, lançado recentemente, tem como propósito promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O PPSR foi estabelecido de tal forma que, ao longo da sua aplicação, produza dados e informações para a qualificação dos fornecedores de toda a cadeia produtiva. Também viabiliza o processo de análise dos insumos utilizados pela indústria calçadista com custos reduzidos. O Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, sediado em Estância Velha, responsável pelo PPSR, estará apresentando o programa em palestras durante a feira e terá um espaço para divulgação no estande.  

O Insituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica também estará no evento mostrando a  Deep Digital Manufacturing, e o IST do Calçado e Logística, o Footscanner. No espaço de educação haverá a apresentação do Inova Senai, das Unidades Móveis e dos cursos técnicos. A inovação estará presente com a Caixa Ambiente Verde e o tênis Vert Shoes. A programação de palestras nos três dias inclui, além do PPSR, a transformação digital do curtume, a Indústria 4.0, Kind Leather: Ajudando a construir o futuro do couro, Lean Manufacturing: Eficiência para competitividade, Desenvolvimento de coleção – Exclusividade Atemporal e  Alternativa para uma Produção mais limpa no Processo de Ribeira.

Na Fábrica Conceito, os alunos vão viver na prática o funcionamento de uma indústria calçadista. Eles serão responsáveis pela montagem e acabamento de nove modelos. Todo o processo do produto foi realizado pelos profissionais e mais de cem alunos do Senai-RS. Além do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, participam o IST em Couro e Meio Ambiente, que realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, que desenvolveu as matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, que produziu o solado. Esta é a quinta vez que o Senai-RS participa da Fábrica Conceito.

Publicado quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020 - 16h16