Você está aqui

A rastreabilidade de produtos é uma forma eficiente de fazer a conexão com todos os elos da cadeia de suprimentos, o que torna possível formar um fluxo de informação acerca das mercadorias produzidas para todo o mercado. 

Essa é uma necessidade não só para localizar a mercadoria como também para acompanhar a mudança de comportamento do consumidor, considerando seus hábitos e necessidades, o que é essencial para a indústria gerar mais inovação, fator fundamental para a sua competitividade.

Quer saber mais sobre rastreabilidade de produtos? Então, continue a leitura!

O conceito de rastreabilidade de produtos

Entende-se como rastreabilidade de produtos a capacidade de restaurar o histórico de informações acerca dos produtos, bem como a sua localização, utilizando para isso a impressão de números de identificação. Assim, a rastreabilidade é uma solução usada para identificar a origem e localização das mercadorias produzidas na cadeia logística.

Esse recurso é importante porque, além de tornar possível a realização do recolhimento dos produtos com maior eficiência e rapidez — conferindo mais transparência e segurança aos processos da cadeia produtiva —, ainda agrega a garantia da qualidade dos itens produzidos na empresa, o que fornece muito mais valor aos itens produzidos.

Os tipos de rastreabilidade

Hoje, o mercado utiliza alguns tipos de rastreabilidade. Graças a elas, é possível localizar de forma rápida determinada mercadoria na cadeia de abastecimento. Separamos os tipos de rastreabilidade para que você possa conhecê-los melhor. Acompanhe!

Rastreabilidade montante

Esse tipo de rastreabilidade está relacionado à origem das matérias-primas utilizadas para a fabricação dos produtos. Com a rastreabilidade montante, você terá acesso a informações como data de recepção do insumo, fornecedores das matérias-primas, lotes e quantidades recebidas.

Rastreabilidade jusante

Diz respeito à cadeia de distribuição do produto, e nela são encontradas informações como quais os produtos, lotes e quantidades foram despachadas, cliente a que certo produto foi entregue, data de expedição/entrega, entre outros.

Rastreabilidade interna

Esse é um controle interno que torna possível vincular as mercadorias que entram em uma indústria aos que saem, possibilitando retirá-las do mercado de forma ágil se preciso for, e isso afasta a possibilidade de uma eventualidade que possa colocar em risco a reputação da empresa e o bem-estar dos clientes.

Os 4 principais métodos de rastreabilidade

A tecnologia contribui de forma efetiva para a rastreabilidade de produtos, tornando os processos mais seguros e eficientes, ao mesmo tempo em que evidencia os processos de personalização da indústria. Acompanhe a seguir os principais métodos de rastreabilidade utilizados na indústria!

1. Kanban eletrônico

Inicialmente, o Kanban foi usado para o desenvolvimento e controle do fluxo de produção, utilizando para isso ordens de requisição ou pedidos, que diziam respeito aos materiais relacionados à linha produtiva de um determinado setor.

Esses documentos eram relacionados em espécies de cartões de sinalização, indicando, por exemplo, que uma linha produtiva tinha sido finalizada ou que certa matéria-prima tinha iniciado a produção em determinado novo lote.

O método Kanban ganhou força com a entrada da tecnologia no controle produtivo, tornando-se um processo eletrônico. Com isso, as atividades de sinalização foram automatizadas, sendo possível fazer o mapeamento do movimento dos insumos de maneira geral.

Atualmente, o Kanban Eletrônico está apto para emitir as ordens de pedido e, para isso, leva em consideração o inventário de produtos. Por exemplo, caso uma matéria-prima esteja próxima ao prazo de validade, o sistema pode, de forma automática, fazer a detecção dessa situação e determinar que esse material seja usado antes dos demais.

2. Etiquetagem de embalagem terciária

Nesse sistema são controlados o produto final em lotes. Para isso, são criados códigos de barra do lado de fora dos sistemas de armazenamento, com os pallets. Dessa maneira, a identificação fica mais fácil, mesmo que à distância.

Nesse cenário, a entrada de mercadorias no estoque, por exemplo, torna-se mais controlada e também rastreável. Além disso, é mais fácil localizar lotes de mercadorias que podem ser divididos de acordo com a data de fabricação, por exemplo.

Para as indústrias que têm muita movimentação no estoque, com grandes volumes, esse sistema de rastreabilidade é essencial para o controle e localização dos itens, e também para fiscalizar melhor as características de cada um, como o prazo de validade.

3. Gerenciamento de ativos

Meios de transporte, ativos como maquinários e outros componentes que fazem parte do sistema logístico de uma indústria podem ser rastreados utilizando um sistema de gerenciamento. Para tanto, é necessário fazer o controle da vida útil desses recursos, avaliando as mudanças no estado, depreciações e outras circunstâncias.

Com isso, conseguimos um maior sensoriamento e conectividade por meio de recursos tecnológicos, dando origem a uma adaptação às necessidades específicas do negócio. Assim, caso seja preciso armazenar ou produzir certa demanda, é altamente possível fazer a identificação de qual é o mais recomendado para a atividade.

Um dos benefícios desse modelo é o melhor aproveitamento dos recursos da empresa e um maior controle acerca das mudanças relacionadas ao negócio. Dessa forma, é possível fazer uma previsibilidade das necessidades da cadeia de produção, fazendo com que a produtividade seja elevada.

O gerenciamento de ativos é uma solução mais focada na estrutura interna da companhia, e deve ser usada com outras opções direcionadas mais às mercadorias em si. Com isso, é viável fazer um maior controle, tanto sobre os produtos quanto sobre os ativos usados para sua produção.

4. Rastreamento externo de logística

Quando o produto é escoado para o mercado, é possível fazer o seu rastreamento. Para tanto, deve-se utilizar uma frota própria, que passa a ser monitorada em tempo real por meios de softwares que transmitem dados como a posição do veículo de entrega. Para companhias que fazem entregas urgentes, por exemplo, é necessário realizar um controle rigoroso desses itens, de forma que eles consigam cumprir o prazo estabelecido.

O rastreamento externo de logística também é utilizado com o objetivo de assegurar a alta confiabilidade e procedência das mercadorias. Então, as indústrias farmacêuticas utilizam esse modelo para saber onde cada medicamento produzido se encontra e, para isso, utiliza um identificador conhecido como Identificador Único de Medicamentos (IUM), que é uma etiqueta impressa afixada na caixa.

Assim, a rastreabilidade de produtos é essencial para garantir mais eficiência à cadeia produtiva, ao mesmo tempo em que confere mais segurança e também qualidade aos itens produzidos. Para tanto, a adesão da tecnologia é fundamental para o alcance dos objetivos propostos, facilitando todos os processos logísticos e de rastreabilidade dentro da indústria.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao tema!

segunda-feira, 19 de Outubro de 2020 - 10h10

Deixe um Comentário

3 + 7 =