Você está aqui

Projeto do Senai Cachoeirinha fica em segundo lugar em prêmio nacional

O projeto Sistema Otimizado de Fechamento de Tanque, desenvolvido pelos alunos Pedro Henrique George, Bruna Souza da Silva e André Gomes Knorr, do Centro de Formação Profissional Senai Comendador Clemenet Cifali, de Cachoeirinha,  ficou em segundo lugar na categoria Qualificação- Aprendizagem Básica na etapa nacional do Desafio Senai de Projetos Integradores. Participaram 4.786 soluções que correspondem a cerca de 20 mil alunos de todos os Estados.

Orientados pelos instrutores Waldo Cruz da Rosa e  Alexandro Sarmento Dutra, os alunos desenvolveram uma solução para otimizar o fechamento de um tanque, criando um sistema de fechamento com menos pontos de ancoragem que o modelo atual, diminuindo o consumo de fixadores e vedações. O projeto estima que o tempo da operação diminui de 2h30 min para 1h e que o custo reduz em 50%, incluindo os gastos com mão de obra.

O Desafio Senai de Projetos Integradores tem como objetivo encontrar soluções para problemas levantados pelas indústrias parceiras com a participação de estudantes de duas ou mais áreas. “A intenção além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora”, explica o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 14 de Março de 2023 - 16h16