Você está aqui

Projeção de investimentos, mobilização de lideranças regionais, escuta ativa e debate de prioridades. Esses foram os pilares que marcaram o primeiro evento do projeto  Rota FIERGS, que vai promover a interiorização do Sistema FIERGS, fortalecendo sua atuação em todo o Rio Grande do Sul. O projeto foi iniciado entre segunda (5) e terça-feira (6), com imersões que reuniram representantes das indústrias, de sindicatos e de gestões municipais do Vale do Sinos e da Encosta da Serra, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. 

No decorrer do evento, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltou a importância da interiorização para que a entidade consiga visualizar e ampliar o atendimento às necessidades das indústrias de todas as regiões: “Essa proximidade com as localidades do interior é fundamental para que possamos garantir o desenvolvimento de todo o setor e do Rio Grande do Sul. Por isso, de agora em diante, estaremos presentes em cada região de forma integrada. Iremos conectar, fortalecer e impulsionar a indústria gaúcha onde ela estiver”. O Rota FIERGS também foi oportunidade para a entidade apresentar sua estrutura, assim como serviços e informações que disponibilizar ao setor.

Durante o primeiro dia de encontro, o Sistema FIERGS projetou investimentos de até R$ 24 milhões, nos próximos dois anos, para as duas regiões, que abrangem mais de 9 mil indústrias em 30 municípios, conforme a divisão adotada pela entidade. Entre as novidades, estão a disponibilização de uma nova unidade móvel do Senai-RS para atuação nos segmentos de couro e calçado, além de uma nova escola do Sesi-RS dentro da Feevale, reformas de unidades do Senai-RS em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Igrejinha, e criação de um hub de inovação. 

Projeções para o Vale do Sinos:

  • Nova Escola Sesi de Ensino Médio + EJA, com operação em prédio locado na Feevale
  • Reforma de prédios do Senai em Novo Hamburgo e em São Leopoldo
  • Investimentos em novos equipamentos para o segmento da borracha para o Centro de Formação Profissional Senai Edmundo Bins, em São Leopoldo
  • Reforma do Espaço Saúde em São Leopoldo
  • Ampliação do contraturno escolar do Sesi São Leopoldo
  • Reforma do laboratório de energias renováveis em Esteio, para atualização tecnológica e atuação do Senai-RS em formação de hidrogênio verde

Projeções para Encosta da Serra:

  • Implantação de um hub de inovação em Igrejinha, junto à unidade do Sesi-RS
  • Reforma do Senai Igrejinha para readequação do atendimento das áreas de costura, montagem de calçados, manutenção e elétrica
  • Novo modelo de atuação, com construção BTS (Built to Suit), para viabilizar a nova escola do Senai Sapiranga
  • Novo modelo de atuação, com construção BTS (Bulii to Suit), para viabilizar um Espaço Saúde na região

Além disso, foi realizado um workshop para identificação de necessidades de cada região. Esse trabalho foi finalizado na terça-feira (6), segundo dia de evento, com a apresentação das demandas prioritárias definidas pelas localidades.

No Vale do Sinos, foram elencadas quatro prioridades. Entre elas, a retenção de profissionais nos setores de mobiliário e construção, com foco em jovens de 20 a 30 anos, e a atualização tecnológica de infraestrutura de educação profissional e de tecnologia na área da borracha. Já a Encosta da Serra definiu três demandas prioritárias, como a implementação de um programa de retenção de talentos na indústria de calçado e vestuário, e o desenvolvimento de mão de obra técnica e química na área de galvanoplastia para 50 profissionais em Sapiranga e Novo Hamburgo. 

O presidente do Sistema FIERGS também visitou a nova unidade móvel do Senai e entregou a chave ao vice-presidente regional da FIERGS, Tibúrcio Grings, e ao presidente do SinmaqSinos, Marlos Schmidt. Houve, ainda, uma homenagem a José Veit, assistente técnico do Senai São Leopoldo que completou 40 anos de trabalho.  

No turno da tarde, foi realizada uma visita técnica ao Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, em São Leopoldo, que atua em projetos de inovação e pesquisa aplicada para o aumento da produtividade e competitividade da indústria. O pesquisador chefe da estrutura, Leonardo Zanetti Rocha, apresentou as instalações e explicou aos visitantes como funciona o trabalho no local. Durante o encontro, também houve uma demonstração das tecnologias que a estrutura desenvolve.

Encerrando a programação do primeiro evento do Rota FIERGS, ocorreu a reunião de diretoria do Sistema FIERGS, ministrada pelo presidente Bier. A próxima imersão será ainda em maio, nos dias 29 e 30, abrangendo municípios do Vale do Taquari. 

Publicado quarta-feira, 7 de Maio de 2025 - 16h16
Fale Conosco!