Parte da Saga Senai de Inovação, o projeto aproxima o ambiente escolar das demandas reais do setor produtivo, fortalecendo a formação prática dos estudantes. Na fase escolar, os alunos têm o primeiro contato com os desafios de inovação e começam a desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Em Farroupilha, o gerente de operações do Senai Adelino Miotti, Felipe Andreolla, ressalta o protagonismo dos alunos durante a iniciativa. Para ele, a experiência foi imersiva e de grande impacto na formação dos participantes. “O Grand Prix desafiou os alunos a atuarem como protagonistas, trabalhando em equipe para desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da indústria. A vivência foi uma oportunidade única de aprendizado prático, na qual puderam aplicar conhecimentos técnicos e desenvolver competências socioemocionais essenciais, como colaboração, liderança e pensamento crítico, acelerando seu crescimento profissional e pessoal”, disse.
A participação nessa etapa não é obrigatória ou pré-requisito para as demais fases do Grand Prix, mas representa um importante ponto de partida para os estudantes. Ainda, cada unidade do Senai tem autonomia para definir a data, o formato e o regulamento da sua própria edição da fase escolar.
Somente em 2024, já foram realizados 17 eventos no Rio Grande do Sul, reunindo aproximadamente 1,6 mil alunos do Senai. Neste ano, os municípios de Horizontina, Santa Rosa, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi já sediaram a iniciativa. Em julho e agosto, estão previstas novas edições em Nova Prata, São Leopoldo, Igrejinha e Sapiranga.
A jornada segue com as fases estadual e nacional, nas quais as equipes vencedoras ganham visibilidade e podem representar suas unidades em um ambiente de troca com estudantes de diferentes regiões.