Você está aqui

Projeto busca ajudar empresas a aumentar produtividade e reduzir custos

Com o objetivo de contribuir para aumentar a produtividade das empresas do setor metalmecânico da Serra gaúcha, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), e apoio do Sicredi, lançou o projeto Do Lean Manufacturing à Indústria 4.0. “O Simecs, através do Projeto Do Lean à Indústria 4.0, auxilia no desenvolvimento da cadeia produtiva dos associados da entidade. Através de um método que engloba workshop e consultoria, o intuito é implementar nas empresas uma rotina de melhoria contínua desde às lideranças até o chão de fábrica", explica o Gestor do projeto, Flábio Nascimento Filho.

O Senai, por meio do Instituto de Tecnologia em Mecatrônica, está realizando capacitações a fim de aplicar os conceitos de Lean com o objetivo de aprimorar os princípios da técnica, melhorando os parâmetros de produtividade e redução de custos das empresas, além de promover o contato dessas indústrias com as tecnologias habilitadoras para esta nova jornada industrial.  A primeira turma já começou. Já foram realizados dois dos nove workshops - de quatro horas cada - sobre as ferramentas que aplicam os conceitos de Lean Manufacturing para até 24 empresas até o final do ano.

O líder do projeto no Senai, Bruno Barbieri explica que entre as metas está “ajudar os administradores a desenvolver um plano para conscientização, liderar e promover a implantação de modelo de gestão para atingir ganhos autossustentáveis de longo prazo”. Ele explica que a ideia é implantar na organização a “consciência Lean”, a fim de obter ganhos de produtividade na fábrica, e suporte em áreas administrativas. “Queremos diminuir prazos de entrega, melhorar flexibilidade dos processos, reduzir estoques e desperdícios, além de melhorar a qualidade e a segurança no trabalho”, destaca Barbieri.

O projeto ainda tem vaga em aberto.

Inscrições: industria4.0@simecs.com.br ou 54 3228.1855

Publicado quinta-feira, 7 de Abril de 2022 - 14h14