Você está aqui

Senai-RS está na 44ª Fimec com várias atrações

A 44ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) começou ontem (10) e vai até amanhã (12), na Fenac, em Novo Hamburgo, com a participação de mais de 500 expositores, entre eles, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Além da Fábrica Conceito, com 56 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Calçado e Logística Industrial, de Novo Hamburgo, há um espaço para apresentar as novidades dos institutos Senai de Inovação e Tecnologia.  

O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, destacou o trabalho que foi realizado antes e durante a feira com relação ao coronavírus. “Fizemos um plano de ações extraordinário que é o maior realizado até agora no Brasil e acredito que será exemplo”, ressalta. Ele salienta, porém, que há um outro lado. “Temos toda a matéria-prima para a produção dos calçados, temos a situação do dólar alto, e uma lacuna na produção dos chineses que pode ser conquistada pelo Brasil”, alerta Jung. “Acredito que muitos importadores farão negócios com empresas daqui”, concluiu.

SENAI
Na Fábrica Conceito, os alunos vivem a prática do funcionamento de uma indústria calçadista. Eles são responsáveis pela montagem e acabamento de nove modelos. Todo o processo do produto foi realizado pelos profissionais e mais de cem alunos do Senai-RS. Além do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, participam o IST em Couro e Meio Ambiente, que realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, que desenvolveu as matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, que produziu o solado. Esta é a quinta vez que o Senai-RS participa da Fábrica Conceito.

A aluna Júlia Nunes, de 16 anos, conta que tudo vem sendo um aprendizado. O trabalho é visto pelos visitantes que muitas vezes conversam com os alunos. “Fico com um pouco de vergonha, mas têm sido tranquilo”, diz ela, explicando que a partir da entrada no Senai muito coisa mudou. “Não sabia o que era montagem, ou cabedal. Agora pego um sapato e sei como ele é feito”, explica. Já o aluno Gabriel dos Reis destaca que integrar um projeto como a Fábrica Conceito é muito importante. “Aprendemos muito com o que fazemos, com as pessoas nos vendo fazer o trabalho. Participar disso é um aprendizado”, afirma.

Outra novidade que o Senai está levando é o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas, que tem como objetivo a melhoria da competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa, lançado recentemente, tem como propósito promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, sediado em Estância Velha, responsável pelo PPSR, está apresentando o programa em palestras durante a feira.

Publicado quarta-feira, 11 de Março de 2020 - 17h17