O centro atenderá principalmente os segmentos de metalmecânica, eletroeletrônica, soldagem e gestão. Os principais investimentos realizados contemplam máquinas voltadas à transformação mecânica, recursos de TI para simulação e projetos nas áreas de atendimento, além de equipamentos da área eletroeletrônica.
A nova estrutura utiliza um modelo construtivo com placas de concreto pré-moldadas, em que etapas da obra, como as paredes e as estruturas de fundação, são fabricadas em paralelo a outras fases da construção da edificação, tornando o processo mais econômico e eficiente. O prédio conta ainda com climatização nos ambientes de sala de aula e laboratórios, bem como um espaço de oficina que remete aos ambientes típicos da indústria gaúcha.
Desde 2012, quando foi implantado em Ibirubá, o Senai já formou cerca de 3 mil alunos, somando turmas da Aprendizagem Industrial e dos cursos de Evolução Profissional. As inscrições para a Aprendizagem ocorrem, em geral, no início e no meio do ano, com os alunos sendo indicados pelas próprias indústrias. Já os cursos de Evolução Profissional podem ser realizados a qualquer momento, predominantemente no formato in company. Com a nova estrutura, a unidade também passa a contar com laboratórios de soldagem e de elétrica predial e industrial. Os novos equipamentos são tecnologias de ponta que ampliam a capacidade prática dos cursos, alinhando a formação dos alunos à realidade das fábricas da região e às demandas atuais das indústrias.