Você está aqui

Saga da Inovação

A Saga de Inovação é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a cultura de inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.

A saga é composta por três fases:

Etapa Grand Prix de Inovação

Nesta etapa, equipes de todo o Brasil têm 24 horas para desenvolver ideias e propostas de soluções para desafios propostos por grandes empresas. Cada unidade do SENAI promove seu próprio Grand Prix.

Desafio SENAI de Projetos Integradores

Nesta fase, as empresas participantes trazem suas necessidades de melhoria, que são transformadas em desafios pelo SENAI. Não há nenhum custo para as empresas: só é preciso investir tempo para apresentar os problemas e avaliar as soluções sugeridas.

O Desafio tem duração de seis meses, e as equipes trabalham em sala de aula para desenvolver projetos inovadores e funcionais, com respostas para esses problemas reais da indústria brasileira.

Os alunos de cada unidade do SENAI-RS formam equipes envolvendo, no mínimo, dois cursos diferentes. Os alunos devem elaborar projeto, protótipo e apresentação.

Os professores têm papel de orientar seus alunos, mas não fazem parte das equipes. Os projetos devem fazer parte do que é trabalhado em sala de aula, compondo o currículo dos alunos.

A edição deste ano já recebeu os desafios das indústrias. Os casos selecionados foram apresentados aos alunos do SENAI-RS. Agora, o Desafio está em fase de formação de equipes! Acompanhe a página para ficar por dentro dos próximos passos.

Inova SENAI

Esta etapa desafia alunos e docentes do SENAI a desenvolver produtos e processos inovadores, que não existam no mercado, alinhados às necessidades e aos interesses da indústria brasileira. Os projetos poderão ser apresentados a grandes empresas, e até mesmo negociados com potenciais investidores, que podem tirar a ideia do papel e levar o processo ou o produto desenvolvido para o mercado.

Enquanto aguardamos os desafios desta fase, confira como foi o Inova SENAI 2018 na página do projeto: