Você está aqui

O sonho de se qualificar é cada vez mais possível de se tornar realidade. Afinal de contas, hoje existem diversas instituições de qualidade e de fácil acesso que oferecem cursos profissionalizantes. Mesmo com tantas oportunidades, o ingresso em um curso presencial pode ser algo difícil, e é aí que entram os benefícios do ensino a distância.

Essa modalidade, em que o aluno não precisa ir à unidade do curso diariamente, permite que muitas pessoas se capacitem para o mercado de trabalho com a mesma competitividade de quem estuda presencialmente. Quer entender mais sobre as vantagens de optar pelo ensino a distância? Continue a leitura pois explicamos tudo para você!

1. Ter mais flexibilidade de horários

Atualmente, a rotina é tão corrida para muitos que o tempo disponível vai só encurtando. Por isso, dispor de um horário fixo todos os dias para iniciar um curso de qualificação, tão necessário para um profissional que quer se destacar, pode ser bem complicado.

A modalidade a distância é uma ótima alternativa pois quem faz os cronogramas de aulas e de estudos é o próprio aluno. Não é necessário estar em determinado momento em sala de aula como nos cursos presenciais. O estudante escolhe a ocasião mais viável para se dedicar às matérias, com total flexibilidade de horários.

2. Não precisar de deslocamento físico

Deslocar-se até a instituição de ensino todos os dias costuma demandar muito tempo no trânsito, o que causa desperdício de tempo. Além disso, é algo estressante. Existem outras situações, mais extremas, em que não há nenhuma sede de fácil acesso em toda a cidade. Com isso, a pessoa precisaria se mudar para estudar.

Esses são alguns dos motivos que fazem com que pessoas desistam do ensino presencial. Entretanto, essas não são razões para não estudar. Ao optar pela modalidade a distância, o aluno não precisa ir diariamente ao local de estudos: ele pode fazer as suas aulas em casa ou qualquer outro lugar em que esteja conectado à internet. É mais uma facilidade que permite o estudante investir na sua carreira profissional.

3. Oferecer custos mais acessíveis

Geralmente, os custos para estudar a distância são menores, o que ajuda a viabilizar os estudos de quem sonha em se profissionalizar. Por não precisar ir à unidade de ensino diariamente, o aluno economiza com transporte e lanche, além de ter todo o material de que precisa de maneira digital, o que reduz os gastos com cópias.

A economia é ainda maior quando o estudante não precisa se mudar para outra cidade para estudar, como é o caso de várias pessoas que moram em lugares que não têm escola profissionalizante, nosso exemplo do tópico anterior.

4. Disponibilizar grande diversidade de cursos

Com o ensino a distância, o aluno tem uma maior variedade de cursos à disposição. Uma escola presencial tem certa limitação física no número de cursos que consegue atender. Já no modo online é possível ofertar mais opções, pois não é necessário um espaço físico com infraestrutura de grande porte para atender à demanda de vários estudantes.

Dessa maneira, quem opta pela educação remota tem muitas possibilidades de escolha, ajudando a satisfazer os desejos de se profissionalizar em uma área com a qual sempre se identificou.

5. Desenvolver habilidades específicas

Algumas capacidades podem ser desenvolvidas no ensino remoto, como disciplina, organização e autoaprendizagem. Muitas vezes, o aluno só consegue se comprometer com os estudos quando tem a obrigação de comparecer às aulas. Assim, estudar a distância pode ser um desafio e tanto.

A responsabilidade de cursar aulas online pode fazer com que o estudante desenvolva o senso de compromisso e a perseverança, o que é muito positivo para a vida profissional.

6. Tornar possível o estudo no seu ritmo

Cada indivíduo tem seu próprio ritmo, e isso inclui o de estudos. Existem pessoas que gostam de estudar por horas seguidas; outras preferem dar um intervalo entre uma matéria e outra. Há quem goste de ouvir músicas enquanto faz as atividades; outras curtem o silêncio total.

Estudar a distância permite aprender do jeito que você achar melhor, pois quem decide como será o ambiente é você. Além disso, dá para escolher qual é o horário em que você assimila mais os conhecimentos. Algumas pessoas são mais produtivas de manhã e outras à tarde ou à noite.

7. Permitir a combinação com outras atividades

Muita gente que escolhe se capacitar já está inserido no mercado de trabalho e busca melhores oportunidades. Dessa forma, algumas dessas pessoas não conseguem estudar em um curso presencial, pois os horários do trabalho não batem com os das aulas.

No ensino a distância, até mesmo quem trabalha em horário integral consegue se qualificar porque cria o próprio cronograma de estudos.

8. Ser tão eficiente quanto do presencial

Até hoje existe um certo receio quanto ao ensino a distância, mas saiba que o diploma tem a mesma validade que o do curso presencial, desde que a instituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, as escolas que oferecem a modalidade remota contam com recursos modernos para proporcionar ao aluno toda a experiência de que ele precisa para se capacitar.

O SENAI, por exemplo, oferece exercícios e tutoria online, web conferência, conteúdos multimídia e simuladores 2D e 3D. Tudo isso para que o estudante possa aprender da melhor maneira possível e se tornar um profissional de excelência. Além disso, há encontros presenciais, algo também muito importante, em que as dúvidas são sanadas e as avaliações são aplicadas.

Como podemos ver, os benefícios do ensino a distância são muitos. Essa modalidade permite a capacitação e profissionalização de quem não tem acesso a uma escola física ou não tem tempo disponível para estudar em um horário convencional. O diploma tem a mesma validade que o curso presencial e a qualidade do ensino pode ser tão boa quanto. Para isso, certifique-se de que a instituição tenha reconhecimento do público e autorização do MEC para oferecer os cursos.

Gostou do nosso artigo? Tem dúvidas ou sugestões para compartilhar? Deixe aqui um comentário. Eles são muito importantes para que a gente traga conteúdos cada vez mais interessantes.

segunda-feira, 3 de Agosto de 2020 - 11h11

Deixe um Comentário

18 + 0 =