Você está aqui

Com a modernização das empresas e a chegada da indústria 4.0, é fundamental estar atento às tendências tecnológicas. Para isso, manter os sistemas de TI atualizados é fundamental. Isso é importante para a otimização dos recursos e a melhoria contínua das atividades do negócio, garantindo também a segurança da informação.

Quer saber mais sobre sistemas de TI e como eles impactam o seu negócio? Continue a leitura e entenda!

Os benefícios da tecnologia da informação para empresas

Em mercados cada vez mais competitivos, ter informações estratégicas acerca do negócio é fundamental para a tomada de decisões, tanto no âmbito interno quanto externo à empresa. Veja a seguir quais são os principais benefícios de se contar com a tecnologia da informação nas empresas!

Aumento de produtividade

Atender a demanda de parceiros e clientes é fator predominante nas empresas. Para isso, a organização deve ter a capacidade de gerir o fluxo de trabalho com maior fluidez, evitando falhas técnicas e também gargalos. Isso contribui de forma positiva para a produtividade e, consequentemente, com o resultado do trabalho.

Nesse cenário, investir em sistemas de TI atualizados é uma forma eficiente de conceder mais mobilidade de informações entre os setores da empresa, além de otimizar questões que tornem possível os ganhos de produtividade.

Redução de custos

Produzir mais com menos recursos é uma preocupação constante de todo gestor. Com a ajuda da tecnologia e os sistemas de TI atualizados, é possível identificar e eliminar falhas e riscos. Isso porque as ferramentas podem ser integradas, tornando as equipes de trabalho mais eficientes e com menos conflitos.

A redução de custos acontece principalmente com a mitigação de falhas e economia com deslocamentos, já que os sistemas podem ser acessados de qualquer lugar com a ajuda de um computador e internet.

Melhor relacionamento com clientes

Garantir a satisfação do cliente é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Quando a companhia investe em sistemas de TI atualizados, o cliente entende que o negócio é capaz de compreender e atender às suas demandas. Assim, o consumidor se mantém fiel e, com isso, a corporação pode fazer os direcionamentos do atendimento de forma a conceder uma boa experiência.

Nesse caso, estamos falando do sistema CRM (Customer Relationship Management), que concentra as informações dos clientes, fazendo o armazenamento do histórico de vendas e informações acerca dos contatos anteriores do consumidor com a empresa. Com isso, a companhia consegue realizar um atendimento mais satisfatório.

4 motivos para manter o sistema de TI atualizado

Novas tecnologias, soluções e inovações surgem a todo o momento no mercado, e para manter a sua empresa competitiva, é preciso acompanhar as mudanças. Veja a seguir 4 motivos para manter o sistema de TI atualizado!

1. Aumento de performance

Sistemas de TI atualizados seguem o que existe de mais eficiente em tecnologia e também novas soluções, fazendo com que os trabalhos da companhia respondam de forma ágil às solicitações do mercado. E tudo isso de forma segura, com a auxílio da computação na nuvem.

Diante desse cenário, o aumento das demandas industriais conduz a organização para um melhor direcionamento de tarefas. Com isso, cada profissional tem a possibilidade de dar mais atenção aos processos empresariais mais críticos.

2. Correção de falhas

Sistemas atualizados ajudam a identificar falhas nos processos. Eles fazem isso porque são capazes de produzir dados que podem apontar para a gestão da empresa caminhos a serem corrigidos antes que um erro ocorra, o que também é um grande beneficio, já que possibilita aproveitar melhor os recursos da companhia.

3. Maior segurança de dados

Manter os sistemas de TI atualizados é fundamental para garantir a segurança da informação, ainda mais considerando que os dados circulam por meios digitais. Por isso, é importante a empresa manter um banco de dados atualizado, com sistemas de segurança digital e ferramentas de monitoramento de rede.

Todas essas ações são uma precaução para que todos os dados dos clientes e parceiros fiquem protegidos nos servidores da organização. Empresas que atuam com seus dados protegidos se destacam no mercado, e informações confiáveis colaboram para a otimização dos trabalhos dentro da companhia.

4. Tomada de decisão mais eficiente

Com uma gestão baseada em dados, torna-se mais fácil a tomada de decisão na empresa, com a análise de investimentos e o pensamento de estratégias de mercado que, por sua vez, são capazes de gerar resultados mais eficientes.

Os principais problemas em não se ter o sistema de TI atualizado

Como vimos, manter os sistemas de TI atualizados ajuda a empresa a reduzir erros. Assim, ignorar a importância da atualização pode acarretar graves danos à companhia. Separamos para você, a seguir, quais os principais problemas ao não atualizar o sistema de TI da sua corporação!

Erros na tomada de decisão

Esse fato pode ocorrer por variadas razões, principalmente naqueles casos em que é necessário fazer a integração de sistemas online. Por exemplo, uma falha na conexão de internet pode fazer com que os dados cheguem de forma incorreta ou incompleta. Além disso, existe o risco da manipulação de dados, no caso de integração manual, no qual um profissional precisa enviar um arquivo para que a atualização seja feita.

Prejuízo no desempenho de processos

Dados inconsistentes impactam negativamente os processos da empresa. Isso porque, se um dado não chega até quem precisa dele, ou apresenta equívocos, operações deixam de ser realizadas ou mesmo podem ser feitas sem necessidade. Como resultado, temos o atraso nas entregas, o que traz consequências negativas para o negócio.

Prejuízos financeiros para a companhia

A morosidade dos processos traz efeitos diretos para o cliente final, que tem seu atendimento comprometido. Além disso, ao perceber a falta de qualidade nos serviços prestados, ele fica insatisfeito e tende a deixar de fazer negócios com a empresa.

Como vimos ao longo desta leitura, manter sistemas de TI atualizados é importante para acompanhar as inovações e tendências do mercado, aumentar a produtividade e a segurança dos dados, prestar um bom serviço a seus clientes, entre outros fatores. Quando a gestão da companhia ignora esse fato, pode colocar em risco a credibilidade da marca.

Se você gostou deste artigo sobre sistemas de TI, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

quinta-feira, 27 de Agosto de 2020 - 9h09

Deixe um Comentário

6 + 9 =