Você está aqui

Falar de transformação digital nas empresas já devia ser algo comum entre os empresários e gestores das corporações dos mais diversos segmentos. Mas, devido a uma cultura tradicional e baseada em trabalhos altamente burocráticos e manuais, a tecnologia ainda vem sofrendo com a resistência de alguns gestores no Brasil. 

De acordo com um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2018, menos de 2% das corporações do país estavam, de fato, inseridas nesse conceito, ignorando uma economia de R$73 bilhões ao ano com o uso de ferramentas tecnológicas.

Ficou curioso e quer saber como a transformação digital chegou nas empresas e como atuar na indústria 4.0? Então continue a leitura!

O que é indústria 4.0?

Resumidamente, é possível entender a indústria 4.0 como uma nova forma de produzir e prover soluções nas empresas. É o que os especialistas chamam de quarta revolução industrial, que traz para o dia a dia das corporações um expressivo avanço na relação entre homem e máquina.

Nesse cenário, a indústria 4.0 é a responsável por impulsionar nos dias de hoje diversas transformações e melhorias no processo produtivo, trazendo mais eficiência e qualidade por meio da tecnologia, aumentando também os níveis de automação dos processos.

Isso acontece porque a tecnologia é capaz de transformar a forma como as máquinas se comunicam e usam dados para otimizar o processo de produção do seu negócio, diminuindo custos, ao mesmo tempo em que torna o processo mais rápido e autônomo.

Entenda o que é transformação digital

Diante do exposto, fica mais fácil entender que a transformação digital nas empresas é uma nova maneira de pensar e agir, tendo como foco o uso da tecnologia para facilitar processos.

Assim, a transformação digital diz respeito aos atributos como data science, conectividade, machine learning, inteligência artificial, big data, IoT, e tantos outros, fazendo com que o conceito de indústria 4.0 seja uma presença cada vez mais necessária dentro das organizações.

Quais são os impactos da transformação digital nas empresas?

A transformação digital nas empresas já é um caminho sem volta e não é algo para o futuro, mas sim para o agora. Já em 2020, de acordo com estimativa da Corporação Internacional de Dados (IDC), 30% das 2000 grandes corporações mundiais terão investido pelo menos 10% de suas receitas em estratégias de transformação digital nas empresas.

Após a implementação e superados os primeiros desafios, os benefícios da transformação digital já começam a ser percebidos, principalmente pelos clientes finais, que têm acesso a produtos e serviços padronizados e alinhados com as mais exigentes expectativas.

Logo, a total implementação da transformação digital nas empresas encontra um desafio muito mais relacionado à aceitação das gestões tradicionais do que apenas aos desafios da implantação das tecnologias nas corporações.

Como adequar a minha empresa para a indústria 4.0?

Preparar a indústria para receber as tecnologias disponíveis requer planejamento e ações estratégicas para que, de fato, a empresa possa estar preparada para atuar em uma economia global de maneira competitiva.

Para isso, é preciso investigar as tendências de mercado e como cada solução pode acrescentar no desenvolvimento do negócio. Para ajudar você, separamos algumas dicas. Acompanhe!

Faça uma avaliação das necessidades da sua empresa

Propor esforços para identificar os pontos que precisam ser melhorados na sua empresa e reconhecer como a tecnologia pode ajudar é fundamental para ter mais sucesso na implantação das ferramentas na sua indústria.

Para tornar os processos mais inteligentes e menos operacionais, você precisa considerar quais os benefícios a tecnologia pode agregar aos fatores competitivos da organização, como:

  • melhorias dos processos e negócios por meio de Machine Learning;
  • dados em tempo real sobre todos os estágios do desenvolvimento de produtos fornecidos pela Internet das Coisas;
  • computação e processos controlados em nuvem atualizados digitalmente.

Capacite seus funcionários

Implantar a transformação digital na sua empresa, inevitavelmente, requer que você mude a rotina das pessoas, já que os processos serão modificados. Nesse cenário, é preciso alinhar as expectativas e propor cursos e treinamentos para que todos estejam empenhados e conscientes da importância dessas mudanças para o futuro da empresa.

Além disso, é preciso envolver todos os públicos de relacionamento da companhia, já que eles também deverão se adaptar às diversas mudanças. Para tanto, é necessário ter atenção aos possíveis impactos que as transformações digitais podem trazer para os processos internos e externos, o que envolve a produtividade e o funcionamento geral da indústria.

O comprometimento de todos os stakeholders é fundamental para o sucesso da implantação dos processos de transformação digital nas empresas e, para isso, deve levar em consideração suas perspectivas sobre o fluxo de negócio.

Nesse cenário, o foco das atividades deve ser trabalhar a mentalidade das pessoas ao contexto digital, gerando uma nova forma de pensar.

Incentive uma cultura voltada para a inovação

Para um maior sucesso nos processos de transformação digital nas empesas, considere trabalhar a cultura organizacional voltada para a inovação.

Com isso, ficará mais fácil fazer a transição dos processos manuais para os automatizados, ajudando a minimizar os impactos negativos, como a resistência dos profissionais às mudanças. Vencida essa etapa, as chances de aumento dos resultados são maiores.

Estabeleça um cronograma

Identificadas as necessidades da empresa, os recursos tecnológicos mais importantes para a transformação digital e todos os públicos de relacionamento alinhados com o novo momento da companhia, é hora de estabelecer um cronograma para a implantação das novas soluções na organização.

Todo esse processo deve estar alinhado com as lideranças e os setores envolvidos, a fim de minimizar os impactos negativos, tanto operacionais quando econômicos.

Por que considerar a transformação digital no meu negócio?

Garantir os fatores competitivos da empresa no mercado está entre os principais motivos para você considerar implantar a transformação digital na sua empresa, independentemente do porte e do segmento.

Isso porque, com a comunicação ativa e a possibilidade de gerenciamento mais aprofundado, advindas de processos produtivos mais elaborados, há uma otimização dos processos, ao mesmo tempo em que se reduz erros, desperdício de insumos e, principalmente, de tempo.

Assim, quando a empresa investe em tecnologia, ela tem a possibilidade de trabalhar com dados. Isso ajuda na tomada de decisões e no gerenciamento estratégico das atividades, o que eleva a qualidade das entregas.

Como vimos ao longo desta leitura, a transformação digital nas empresas diz respeito ao avanço da tecnologia, e as organizações que desejarem se manter competitivas em seus mercados deverão se adaptar a essa realidade.

Se você gostou deste artigo sobre transformação digital nas empresas, baixe nosso e-book sobre perfil do profissional da indústria 4.0!

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020 - 8h08

Deixe um Comentário

2 + 9 =