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9 dicas para conseguir desenvolver inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho sempre foi importante, mas nos últimos anos ganhou uma atenção maior. Isso porque ficou claro que essa habilidade é indispensável para alguém ser bem-sucedido nos relacionamentos interpessoais e na carreira. 

Portanto, se você deseja melhorar os resultados e, ao mesmo tempo, ser reconhecido profissionalmente, precisa conhecer o que isso significa, se aprofundar no assunto e criar meios para desenvolver e expandir as suas habilidades a cada dia. 

Para começar, entenda o conceito de inteligência emocional, as principais habilidades, como isso ajuda no trabalho e dicas para fortalecer seus pontos fortes. Continue a leitura!

Entenda o que é inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções. O conceito foi introduzido pela primeira vez nos anos 90 por Peter Salovey — da Universidade de Yale — e John Mayer — da Universidade de New Hampshire. 

Em 1996, Daniel Goleman ressignificou o termo no livro: "Inteligência Emocional: por que pode importar mais do que o QI". Segundo o autor, pessoas com inteligência emocional (QE) são dotados de empatia e conseguem lidar com seus sentimentos mesmo em papéis diferentes.

De forma resumida, enquanto o QI avalia as funções de inteligência cognitiva, o QE analisa o estado emocional.

Conheça as principais habilidades da inteligência emocional

Confira as características de cada uma para você saber o que é preciso ter ou desenvolver. 

Autoconsciência 

É entender a si mesmo, conhecer suas fraquezas, forças, valores e o impacto sobre outras pessoas, ainda que de forma intuitiva. O profissional autoconsciente e emocionalmente inteligente administra o tempo de forma produtiva e executa as tarefas dentro dos prazos.

Autogestão

É a capacidade de controlar e redirecionar impulsos e humores perturbadores. Isso inclui: confiabilidade, integridade e conforto com a mudança. Em vez de deixar que as emoções prejudiquem, é organizá-las para não perder o controle da situação.

Motivação

A paixão pelo trabalho, o otimismo e a energia para melhorar são as principais características de uma pessoa emocionalmente inteligente e motivada. É como se uma coisa levasse à outra: ambas são inseparáveis.

Empatia

É entender a composição emocional dos colegas e considerar os sentimentos deles também, especialmente na hora de tomar decisões. O contrário da empatia é o egoísmo: líderes que ignoram o bem coletivo não são considerados inteligentes emocionalmente.

Habilidade social

É construir um relacionamento saudável com as pessoas e conduzi-las para direções desejadas. Isso inclui encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade delas e a sua. Normalmente envolve poder de persuasão.

Saiba como a inteligência emocional pode ajudar você no trabalho

Todos os dias tomamos decisões carregadas de emoção. Achamos que o plano A é melhor que o plano B e, às vezes, fazemos escolhas com base na intuição. 

Quando entendemos a origem dessas emoções, principalmente no trabalho em equipe, ficamos mais sintonizados. Com a globalização, a inteligência emocional é mais significativa que nunca, uma vez que as equipes são interculturais, o que aumenta a complexidade das interações e como elas são expressas. 

Essencialmente, a inteligência emocional nos locais de trabalho pode ser resumida em entender, expressar e gerenciar bons relacionamentos e, ainda, ser capaz de resolver problemas sob pressão.

9 dicas para desenvolver inteligência emocional

Gerenciar departamentos, otimizar processos, administrar o salário, participar de reuniões: tudo isso requer muita responsabilidade. Então, confira as melhores dicas para praticar a inteligência emocional na sua gestão.

1. Aprenda a lidar com emoções negativas

Durante momentos de conflito, explosões emocionais e sentimentos de raiva devem ser evitados. É preciso manter a calma para evitar problemas maiores, inclusive com a sua saúde. Respire fundo e pense friamente para encontrar a solução.

2. Desenvolva habilidades de escuta ativa

Antes de começar a falar, ouça o que as pessoas têm a dizer e garanta que compreendeu tudo. Caso contrário, peça que repitam ou faça perguntas para não dar margem a falsas interpretações. Demonstre que você é um gestor acessível e aberto ao diálogo.

3. Use um estilo direto de comunicação

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem como comunicar suas opiniões e necessidades de maneira direta, enquanto respeitam o ponto de vista dos outros. Seja claro e objetivo na hora de se expressar e garanta que o grupo entenda bem.

4. Seja um líder motivado

Chegue cedo no trabalho e encare o seu dia com entusiasmo. Estabeleça as suas metas e trabalhe para cumpri-las. Para se manter sempre atualizado, leia artigos e blogs sobre tendências da indústria. Lembre-se de que as suas atitudes servem de exemplo e inspiram as pessoas a replicarem o mesmo. 

5. Tenha pensamentos positivos 

As pessoas emocionalmente inteligentes têm consciência do humor dos outros e agem de acordo. Sabem o que precisam fazer para ter um bom dia. Isso pode incluir tomar um ótimo café da manhã, participar de meditação ou manter frases motivacionais na mesa do computador.

6. Pratique a autoconsciência

Fique ciente das suas emoções e pense em como pessoas emocionalmente inteligentes são autoconscientes e intuitivas. Elas também captam as emoções e a linguagem corporal dos outros e usam essas informações para aprimorar suas habilidades de comunicação.

7. Aceite bem as críticas

Uma parte importante de trabalhar no fortalecimento da inteligência emocional é lidar com as críticas. Em vez de se sentir ofendido ou defensivo, tente entender o feedback para fazer uma avaliação imparcial e construtiva.

8. Desenvolva empatia

A empatia é uma característica que mostra força emocional, não fraqueza. Isso vai ajudar você a se relacionar com os outros em um nível humano básico. Além disso, abre a porta para o respeito e a compreensão mútuos entre pessoas com opiniões e situações diferentes.

9. Preste atenção às suas próprias emoções

Analise como você reage diante de situações emocionais. Se for preciso, busque feedback dos funcionários em quem confia para obter uma resposta imparcial e livre de preconceitos. Também é possível receber sugestões de chefes ou líderes acerca do seu impacto sobre o grupo nas reuniões, por exemplo.

Embora as habilidades de inteligência emocional no trabalho possam ser mais fáceis para as pessoas naturalmente empáticas, qualquer pessoa pode desenvolvê-las. Portanto, coloque essas dicas em prática para você melhorar a sua autoconsciência e perceber a forma como interage com outros. Basta um pequeno esforço no dia a dia para aumentar seu nível de inteligência emocional. Pense nisso!

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segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 - 9h09

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