Você está aqui

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Departamento Regional – SENAI RS

Existe o Programa de Aprendizagem que é gratuito e destina-se a jovens de 14 a 24 anos, matriculados na educação básica, que buscam uma capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho formal. 

Também estão disponíveis os Cursos de Competências Transversais, que são ofertados pelo Diretório Nacional do SENAI em modalidade online, contemplando cursos gratuitos. 

O SENAI oferece diversas linhas de capacitação: 

  • Cursos de Aprendizagem destinados a jovens de 14 a 24 anos de idade que buscam qualificação profissional durante a experiência do primeiro emprego através do programa Jovem Aprendiz; 
  • Cursos de Evolução Profissional indicados para ampliação, complementação e atualização de competências em áreas da indústria; 
  • Cursos Técnicos e Pós-Técnicos para qualificar profissionais de forma rápida, com estudo voltado à prática do mercado, orientado para processos e gerenciamento; 
  • Graduação e Pós-Graduação, formação de ensino superior voltado à área tecnológica para profissionais atuarem de maneira estratégica no mercado; 
  • Cursos de Extensão para desenvolver competências associadas a um perfil de nível superior. 

Todos os cursos são voltados para as principais demandas da área industrial e seu desenvolvimento. 

Para realizar a matrícula em um dos cursos do SENAI, deve-se demonstrar interesse através do formulário no site ou pelos canais de atendimento como o 0800 051 8555, assim, nossa equipe de atendimento entra em contato com você. A matrícula ocorre mediante apresentação do RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, é importante verificar a exigência de outros documentos que são pré-requisitos para matrícula no curso desejado, como histórico escolar ou comprovante de matrícula da escola. 

O pagamento dos cursos pode se dar à vista ou parcelado via cartão de crédito e boleto. A quantidade de parcelas varia conforme o valor do curso. 

Alguns cursos oferecidos pelo SENAI não exigem formação prévia, como os Cursos de Aprendizagem e Cursos de Competências Transversais, que são destinados a jovens acima de 14 anos. 

Já cursos de Evolução, Técnicos, de Graduação e de Extensão necessitam de formação prévia, como ensino médio completo.  

É possível consultar os cursos e as escolas próximas fazendo a busca por cidade, clicando aqui

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial de 2022, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), estima-se que até 2025, 497 mil vagas formais serão criadas em ocupações industriais: 

  • 90 mil para profissionais de nível Superior; 
  • 136 mil para profissionais de nível Técnico; 
  • 64 mil para profissionais com qualificação em cursos de mais de 200 horas; 
  • 208 mil para profissionais com qualificação em cursos de menos de 200 horas. 

A área com maior crescimento de vagas estimados é Automação e Mecatrônica, com aumento de 46,9%. 

Você pode cadastrar seu e-mail para receber todas as novidades e ofertas de cursos do SENAI-RS no campo “Fique atento a todas as novidades” logo abaixo nesta página.

Para participar dos processos seletivos de vagas de trabalho do SENAI-RS, clique aqui. Você será direcionado para uma página onde poderá cadastrar seu currículo, verificar as vagas disponíveis e se candidatar à vaga que for de seu interesse. 

O SENAI-RS conta atualmente com oito Institutos de Tecnologia e Inovação localizados em regiões estratégicas do Estado, são eles: Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (Porto Alegre), Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial (Novo Hamburgo), Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente (Estância Velha), Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário (Bento Gonçalves), Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica (Caxias do Sul), Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (Esteio), Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (São Leopoldo) e Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros (São Leopoldo). 

Os Institutos de Tecnologia e Inovação do SENAI-RS oferecem diversos serviços para atender a necessidade de empresas, visando a melhoria dos seus processos e produtos, bem como fortalecer o desenvolvimento da indústria. São serviços metrológicos, consultorias tecnológicas, certificação de produtos, PD&I e mais. Para conhecer os serviços, clique aqui ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento para solicitar a visita de um de nossos Agentes de Relacionamento com o Mercado. 

Os Institutos do SENAI-RS atuam em diversas áreas com a criação de soluções eficientes, tecnológicas e sob medida para as empresas. Abrangem áreas como Automação Industrial, Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Energia, Meio Ambiente, Polímeros e mais. Clique aqui para conhecer todas as áreas de atuação. 

Os laboratórios dos Institutos SENAI-RS contam com infraestrutura completa e equipamentos de ponta para atender os mais diversos segmentos da indústria. São certificados por importantes instituições e órgãos regulamentadores, e oferecem soluções integradas com altíssimos níveis de confiabilidade e qualidade, com serviços de calibração, ensaio e teste de desempenho. Clique aqui para conhecer todos os serviços laboratoriais.

Empresas e startups de pequeno, médio e grande porte que buscam aperfeiçoar a qualidade de produtos e processos industriais por meio de serviços tecnológicos eficientes e soluções de inovação. 

Preencha o formulário de contato na página Fale Conosco ou ligue para a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 051 8555. Você também pode falar diretamente com a equipe do Instituto de seu interesse acessando a página dos Institutos de Inovação e Tecnologia